ATPS Cria o e reda o Etapa 1
Etapa 1
Passo 1 – Relatório com a síntese explicativa dos termos utilizados em sala
Saia e Blusa
Anúncio em que o formato da diagramação separa a parte visual da textual, mantendo a imagem em um foco maior e abaixo dela, o texto publicitário.
Imagem sangrada
A imagem ocupa todo o espaço do papel, indo até a marca de corte. Quando há uma margem, ela ultrapassa os limites da página e a marca de corte da folha.
Box (caixa)
Diagramação mais contida, que transmite uma imagem conservadora da empresa ou produto. As imagens ficam contidas, como se estivessem dentro de uma “caixa”.
All type
São anúncios diagramados apenas com texto, sem imagem. Por vezes, os textos acabam formando uma imagem.
Anúncio 1+1=1
Nesse tipo de anúncio, a imagem apresenta a mesma mensagem trazida pelo título. Acredita-se que que a repetição é a forma mais eficaz de lembrar o consumidor de determinada marca.
Esse tipo de anúncio geralmente é voltado para o segmento populacional com menor nível cultural, porém o excesso de redundância pode tornar a peça chata, repetitiva e desinteressante.
O publicitário deve ser capaz de imaginar o que passa pela cabeça da pessoa que o observa pela primeira vez. Com esse conhecimento, o redator deve propor uma espécie de conversa, uma interlocução muda e atemporal com o consumidor.
São anúncios típicos de varejo, caderno de classificados de jornais e ofertas em geral. A argumentação se limita ao preço ou ao produto.
Anúncio 1+1=2
É o mais comum em publicidade. Nele o título traz uma informação que é completada pela imagem.
Há interlocução entre as partes e o consumidor percebe que o título e a imagem se completam.
Apresenta a percepção de uma série de elementos visuais e textuais que compõem o anúncio e criam um universo conceitual em torno da marca anunciante.
Fundos, texturas, cenários, personagens, tipografia, diagramação, mensagem explícita e implícita do texto colaboram para uma percepção maior da mensagem inerente ao