Mudanca organizacional
É necessário que se compreenda a mudança como um processo muito dinâmico, o qual deve ser planejado, organizado e conduzido com muito cuidado para produzir resultados claramente definidos a curto, médio e longo prazos. Quanto mais se retarda a decisão de mudar, mais complicado e difícil se torna o processo. Tudo isso pode gerar um clima de instabilidade nos colaboradores, que temem mudanças em suas carreiras devido às possíveis mudanças como novas contratações, novas políticas de carreira, cargos e salários.
Em qualquer tipo de mudança na organização normalmente percebem-se resistências e defesas como: isolar-se; boicotar; resistir ativamente defendendo princípios e posições; resistir passivamente,...
Baseando-se nessa necessidade constante de mudanças baseamo-nos no filme Monstros S.A. para demonstrar a mudança de comportamento na organização:
Missão: Captar energia por meio de sustos dados nas crianças.
Slogan: “No susto e no grito fazemos bonito”
Perfil dos Colaboradores: São tratados como herois da Cidade, seu trabalho é considerado fundamental pois abastece a cidade toda. São confiantes, destemidos e competitivos.
Chefe: É o dono da empresa, chefe de todos os monstros, dá explicações em treinamentos de como realizar melhor a tarefa. Portanto, é um chefe que transmite de forma direta o modo como deseja que trabalhem.
Principal Norma da Empresa: Não poder ter contato com peças de roupa ou brinquedos, pois são tóxicos, tampouco dever tocar uma criança, pois são criaturas mortais. Diariamente os funcionários da Monstros S/A são guiados por essas normas, o que faz com que absorvam a cultura e passem a segui-la como sendo a sua. O sujeito então, com o passar do tempo, incorpora os valores da organização como sendo os seus próprios valores tornando-se assim, indivíduos