Mudanca organizacional
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho do Grupo VI, enquadra – se no Modulo Gestão Organizacional Tema “Gestão da Mudança”; Neste trabalho apresentaremos o problema encontrado no Ministério de Agricultura, concretamente na Direcção Nacional de Terras e Florestas Departamento de Cadastros. Relacionado com a atribuição de Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUATs). Identificaremos as várias etapas de processo de mudança.
Em Moçambique, a terra é um recurso vital (para subsistência e renda), dai a necessidade de assegurar acesso e segurança de posse de terra aos agregados familiares e investidores; a adopção procedimentos simples, claros, e transparentes é essencial; reconhece se que a capacidade de administrar a terra no Pais é ainda fraca.
O projecto de seguro a terra criado pelo Ministério da Agricultura visa contribuir para uma maior e melhor capacidade de intervenção das Instituições do Sistema Nacional de Administração de Terra na facilitação do acesso à terra.
O presente trabalho apresenta a seguinte estrutura:
• Capitulo I que comporta a introdução, o Problema, a Pergunta de Partida; os Objectivos Geral e Especifico e a Metodologia.
• Capitulo II apresenta se o Quadro Teórico que vai fazer enfoque aos principais conceitos e as Teorias para o Tema em apresso.
• Capitulo III apresenta se os Estudo de Caso e a respectiva Analise. Por fim temos a Conclusão e as Referencias Bibliográficas.
2. PROBLEMA E PERGUNTA DE PARTIDA
2.1 PROBLEMA
Reconhece – se que a capacidade de administrar e gerir a terra no Pais, é ainda fraca, o MINAG como forma de trazer mudanças organizacionais através da Direcção Nacional de Terras e Florestas criou o projecto de acesso seguro a terra que, contribuir para uma maior e melhor capacidade de intervenção das instituições do Sistema Nacional de Administração de Terras na facilitação do acesso a terra.
Criação do projecto acesso seguro a terra no Ministério da Agricultura ( MINAG ). Para