MTA - Teorias
Teorias na Psicologia
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Teorias na Psicologia
Comportamento inato e aprendido (B. F. Skinner, K. Lorenz)
Interpretação dos Sonhos (Sigmund Freud)
Teoria do Reforço (Burrhus Frederic Skinner)
Teoria da Cognição (U. Neisser, D. Broadbent)
Psicodinâmica (Sigmund Freud)
Teoria do Reforço
Desenvolvida inicialmente pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, a Teoria do Reforço, conclui que as ações com consequências positivas sobre o indivíduo fazem que as práticas tendam a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequências são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance.
Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas. Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se percebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.
Uma técnica defendida por Skinner é a modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios basilares: primeiro as pessoas atuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas a ele associadas.
Skinner classifica os eventos reforçadores em positivos e negativos. Alguns reforços consistem na apresentação de estímulos, no acréscimo de alguma coisa à situação (por exemplo, alimento, água). Estes são chamados reforços positivos, por exemplo:
— reforço positivo - quando esse acontecimento comporta uma ocorrência agradável para o sujeito, ou seja, aqueles comportamentos, eventos ou objetos que vem após um comportamento e o