MST - Trajetória
Somente os tópicos em vermelho estarão no PPT, o que está em preto, eu vou falar.
- Origem e natureza do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
As transformações ocorridas no meio rural brasileiro, na década de 1970, desencadearam grandes mudanças socioeconômicas. Durante esse período, observou-se a uma intensa mecanização da lavoura. A consequência mais cruel, do ponto de vista do trabalhador, foi a sua expulsão e substituição da mão de obra por máquinas. Houve então uma grande migração desses trabalhadores, principalmente sulistas, em busca de novas terras onde pudessem subsistir e se desenvolverem, assim como foi observado o êxodo rural, processo que destacou a chegada de enormes massas populacionais vindas do campo para cidade, motivadas principalmente pela acelerada industrialização da época.
Foi nesse contexto que se deu a criação do MST, trabalhadores rurais expulsos de suas propriedades, organizam-se lutando por um pedaço de terra que os assegurem a subsistência e o desenvolvimento em comunidade.
- Inspirações e caráter ideológico: Ligas Camponesas e Pastorais da Terra.
O MST desenvolveu-se a base da inspiração no movimento das Ligas Camponesas, movimento que buscava a reforma agrária e a desconcentração da terra, teve sua origem no nordeste brasileiro. Apoiado no estudo da Teologia da Libertação surge o trabalho das Igrejas Católica e Luterana, através das pastorais rurais, como a criação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em prol do desenvolvimento do MST no contexto nacional.
- MST como movimento social e a luta pela redemocratização.
Vale ressaltar que o MST só pôde se constituir enquanto movimento social, pois coincidiu com a luta pela redemocratização do país, assolado pela ditadura militar. A luta pela reforma agrária baseou-se e serviu como base para greves operárias no final da década de 1970 e a busca pela redemocratização do país.
- Acampamento da Encruzilhada