ESTUDO DIRIGIDO DE QUEST O URBANA E RURAL NO BRASIL
1ª O texto de Badaró vem trazendo diversas discussões sobre a situação do Brasil nos últimos anos. Ele divide o texto em quatro partes, quais são elas?
R: O perfil da classe trabalhadora Breves referências teóricas Trajetórias dos movimentos Processo de reorganização.
1ª - O perfil da classe trabalhadora: Majoritariamente urbano, com menor escala no comércio. Com precariedade de emprego e o desemprego elevado, agravados por baixos salários, e mais negativos ainda para as mulheres e negros da classe.
1b - Breves teorias: Por proletários podemos entender, aqueles que não têm nada além de sua força de trabalho para vender.
Por classe trabalhadora podemos entender um sinônimo de proletariado, ou conjunto daqueles que vivem da venda de sua força de trabalho, quase sempre em troca de um salário.
1c - Trajetória das organizações: A classe trabalhadora vive em confronto com o capital (Classe dominante), uma maior precarização das relações de trabalho, marcado pela retirada de seus direitos conquistados em momentos anteriores. Quanto mais precarizada esta a classe, mais difícil é a construção coletiva de uma consciência de classe. Marcadas por greves e ocupações.
1d - Reorganização: Se instaurou um novo ciclo de lutas. Fundada em 2006 – Central de Sindicatos e Movimentos Sociais. Tem a direção Majoritária do PSTU.
Critica >>> Dirigente com baixo grau de renovação, diversos “serviços” prestados pelo sindicato, raramente apresentam um elevado grau de organizações na base.
2 – O que é classe trabalhadora, qual a diferença dela para o que chamamos de classe dominante?
R: Classe trabalhadora . . . é aquela que vende a sua força de trabalho em troca de um salário; classe trabalhadora . . . é o Estado, os empresários, todo aquele que paga pela força de trabalho do empregado, visando claro o seu lucro.
3 – Explique quais foram as principais