MRUV
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Relatório de aula prática
Movimento retilíneo uniformemente variado
Rodrigo Rocha, Karinny Amorim, Enecila Mello
Professor(a): Nívea Fernanda
Maceió-AL
Setembro/2014
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Movimento uniformemente variado
Maceió-AL
Setembro/2014
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Objetivo 6
3 Metodologia Experimental 7
3.1 Materiais utilizados 7
3.2. Procedimento experimental 7
4 Resultados e discussões 9
5. Conclusão 14
6 Referências 15
1.Introdução
Quando se viaja de Maceió à Delmiro Gouveia em 3 horas, dizemos que a velocidade média foi de aproximadamente 100km/h (a distância entre essas duas cidades é de aproximadamente 300km).
O veículo parte do repouso e a sua velocidade instantânea vai aumentando gradativamente, conforme você acelera e vai diminuindo, conforme você tira o pé do acelerador ou freia. Em cada intervalo de tempo, existe um valor mínimo e um valor máximo da velocidade. Se a velocidade variar linearmente com o tempo, isto é, se o gráfico da velocidade em função do tempo for uma reta, a velocidade média é a média da velocidade mínima com a máxima em cada intervalo de tempo escolhido. A velocidade média do intervalo é a velocidade instantânea do instante intermediário. Somente no caso de a velocidade ser uma função linear do tempo, a velocidade média do intervalo coincide com a velocidade instantânea do instante intermediário. Se não for linear, sempre é possível escolher um intervalo tão pequeno de tal forma que, nesse intervalinho, pode-se dizer que a variação é praticamente linear. Assim, podemos obter a velocidade média e associá-la à velocidade instantânea no instante intermediário desse intervalo.
Dado um sistema de referência, o movimento é chamado retilíneo uniformemente variado (MRUV) quando a trajetória é uma reta e a velocidade