MRUV
Relatório II
Aula: Estudo do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Objetivo: Executar e obter os dados do movimento de um corpo em um plano inclinado utilizando trilho de ar
Método: O estudo do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado foi feito através de um trilho de ar inclinado a uma altura de 7,6cm, no qual o puck deslizava e os dados da posição eram registrados na fita de registro de posição. Os dados registrados nessa fita forma medidos com uma régua a cada intervalo de 3/60s para gerar um gráfico da Posição (x) vs. Tempo (t). Através dos dados da derivada da posição, obteve-se o gráfico da velocidade (v) em função do tempo (t) e da derivada deste obteve-se o gráfico da aceleração. Os gráficos e resultados foram todos gerados pelo software “Origin”. Através da experiência, calculamos a aceleração da gravidade e o erro associado a essa medida.
Resultados: Pela análise dos gráficos pode se concluir que o movimento realizado é de fato um movimento retilíneo uniformemente variado, uma vez que neste movimento a trajetória é uma reta, a velocidade varia linearmente com tempo e a aceleração é constante, assim como evidenciado nos gráficos abaixo. O cálculo da aceleração da gravidade e do erro associado a esta medida mostra que essa experiência não é muito eficiente para calculá-la.
Gráfico1: espaço x tempo Gráfico 2: velocidade x tempo Gráfico 3: aceleração x tempo
s = so+ vo .t +1/2 .at2 v = vo + a.t a = Δs/Δt so= 0,09 ± 0,05 cm vo= 22,9 ± 0,6 cm/s a = 73 ± 4 cm/s2 vo= 22,4 ± 0,1cm/s a = 72,2 ± 0,6 cm/s2 ½