Mrp - material requirement planning
1 INTRODUÇÃO 4
2 MRP I (MATERIAL REQUIREMENT PLANNING) 5
1 MRP II 7
1.1 Planejamento de produção 8
1.2 Planejamento mestre de produção 8
1.3 Cálculo de necessidades de materiais 8
1.4 Cálculo das necessidades de capacidade 9
1.5 Controle da fabrica. 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
As organizações buscam cada dia mais ferramentas que auxiliem no seu processo gerencial. Assim podem tomar medidas corretivas para auxiliar no seu planejamento, melhorar a rotatividade de seu estoque, o atendimento aos clientes, a produtividade da mão de obra, a utilização da capacidade, custo de material, custo de transporte e o custo do sistema, ou seja, atender o cliente da melhor forma, com o menor investimento em estoque. O objetivo do MRP é superar desafios, em suma é obter o material certo, no ponto certo e no momento certo.
Nesta pesquisa de MRP (Planejamento das necessidades de materiais), observamos que ele tem um apoio de sistemas informatizados buscando melhorar o atendimento aos consumidores e trabalhando com as necessidades exatas de cada item, mas para isso é fundamental estabelecer corretamente todos os parâmetros do sistema para que as informações sejam as mais precisas.
A grande vantagem da implantação de um sistema de planejamento dentro de uma organização das necessidades de materiais é permitir rapidamente o impacto de qualquer planejamento.
2 MRP I (MATERIAL REQUIREMENT PLANNING)
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de cálculo que auxilia as empresas a planejar e controlar sua demanda por recursos necessários para fabricação de determinado produto com o apoio de sistemas informatizados.
De acordo com Corrêa; Gianesi; Caon (2001, p. 88)
O conceito de cálculo de necessidade de materiais é simples e conhecido há muito tempo. Baseia-se na idéia de que, se são conhecidos todos os componentes de determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades