Material Requirement Planning - mrp
MRP é a sigla de Material Rquirement Planning, que pode ser traduzido por Planejamento das Necessidades de materiais. O MRP tem uma filosofia de planejamento. O destaque é a elaboração de um projeto de suprimentos de materiais podendo ser interno ou externo. O MRP, acredita que a fábrica é imóvel, sem mudanças. Só foi possível conhecer o MRP da forma atual após a chegada do computador, já que o MRP utiliza programas cada vez mais sofisticados, com um custo muito elevado. O BOM(Bill Of Material), ou lista de materiais, é um programa que processa todos os dados, efetuando a verificação do material disponível e faltante em estoque além de emitir uma lista com todos os itens faltantes.
O MRP ou aqui chamado MRP I permite que as empresas calculem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, garantindo que sejam providenciados a tempo, para que se possam executar os processos de manufatura. Ele utiliza como dados de entrada os pedidos em carteira bem como a previsão de vendas que são passados pela área comercial da empresa.
Os programas com maior capacidade de processamento de dados foram chamados de sistemas de Manufacturing Resources Planning (Planejamento dos Recursos de Manufatura). Como a sigla seria de mesma de Material Requirement Planning esses programas foram denominados de MRPII. Muitos autores chamam o MRPII de ERP(Enterprise Resource Planning), ou seja Planejamento de Recursos da Empresa. Quando o programa é baseado em MRPII, é incluído mais informações sobre o produto, como preço unitário, fornecedores,roteiros de fabricação e respectivos centros de custos, mão-de-obra utilizada por categorias profissionais, ferramentas utilizadas e respectivo consumo, alterações no BOM e datas a partir das quais entrarão em vigor, etc.
Historia – No fim de 1950,quando os conceitos modernos de controle de tecnologia e gestão corporativa tiveram seu inicio,a tecnologia era baseada em mainframes que rodavam