Dois carros para cada moto em sc
FROTA
Dois carros para cada moto em SC
FLORIANÓPOLIS - Para cada dois carros novos, uma moto foi vendida em Santa Catarina entre janeiro e julho deste ano. Enquanto no Brasil as vendas de motos crescem mais do que a de carros, no Estado a realidade é inversa. Especialistas afirmam que a explicação está no poder de compra da população de SC. Com mais dinheiro no bolso, o raciocínio padrão é para quê vou comprar uma moto, se posso ter um carro?
– Mesmo que as prestações da moto sejam mais acessíveis, assim que o consumidor percebe que a parcela do carro cabe no bolso, não pensa duas vezes e opta pelo automóvel – afirma o diretor da consultoria Jato Dynamics, Luiz Carlos Augusto.
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, no Brasil, o número de novos carros nas ruas cresceu 5,79% no acumulado do ano até julho, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o de motos aumentou 10,14%. Em Santa Catarina, a evolução foi inversa. O número de carros novos vendidos subiu 11,84%. E o de motos, bem abaixo, 3,16%.
No ano passado, o Estado acompanhou um cenário diferente na venda de motos e carros. O número de automóveis vendidos caiu 2,54%, em julho de 2010, no acumulados dos 12 meses e o de motos subiu 0,97%.
Os dados da Fenabrave-SC mostram também que, neste ano, tanto as vendas de motos quanto de carros estão fortalecidas no país, com a abertura do crédito. Mesmo em Santa Catarina, o emplacamento de motocicletas, em julho deste ano, cresceu em relação ao ano passado.
O presidente da Fenabrave-SC, Sérgio Ribeiro Werner, diz que a modalidade de compra está em uma crescente no mercado de motos. Há 10 anos, de acordo com dados da federação, 60% dos clientes compravam através do consórcio. Há seis anos, apenas 5% dos consumidores faziam essa opção. Hoje, o consórcio é a preferência de 10% dos clientes e vem se recuperando a 30% ao ano.
janaina.cavalli@diario.com.br
JANAINA CAVALLI