MQL MQL Minima quantidade de lubrificação
Um sistema de lubrificação por quantidade mínima (MQL) tem como função fornecer quantidades pequenas de lubrificante para o local ativo entre a ferramenta e a peça de trabalho quando ocorrem operações de corte ou sem corte. A lubrificação é realizada por um aerossol formado por gotículas de óleo que são dispersadas em um fluxo de ar.
2. OBJETIVO DO SISTEMA MQL
O objetivo de um sistema de MQL é misturar e entregar uma quantidade precisa de aerossol. Isto é, o diâmetro das partículas de aerossol é mantida com uma tolerância exata para manter molhagem ótima e propriedades de lubrificação. Em máquinas concebidas para MQL, lubricidade pode ser controlada através de um parâmetro no programa de peça que varia a quantidade de aerossol e duração.
3. MANEIRAS DE FORNECER O MQL NA PEÇA OU FERRAMENTA
A mínima quantidade de lubrificação (MQL) pode ser fornecida à ferramenta ou peça de trabalho de duas maneiras diferentes, interna ou externa:
MQL interna: com o método de lubrificação interna, aplica-se ar comprimido ou o aerossol através do eixo-árvore, um lubrificante aerossol é gerado no aparelho de lubrificação do reservatório e enviado para o ponto de atrito entre a ferramenta e a peça de trabalho utilizando a ferramenta rotativa.
MQL externa: com um método de lubrificação externa, o aerossol é fornecido ao ponto de lubrificação pelo lado de fora através dos bocais. Com a especialização adequada, as máquinas-ferramentas que não recebem MQL interna podem ser atualizadas com o método externo SKF LubriLean.
MQL interno MQL interno MQL interno e MQL externo MQL externo
4. VANTAGENS E BENEFÍCIOS DO USO DO MQL
A demanda de energia mundial vai aumentar nos