estudante
RETIFICAÇÃO PLANA DE AÇOS
A retificação é um processo de usinagem muito complexo, com um grande número de parâmetros específicos exercendo influencia. Caracteriza-se pela remoção de material resultante do contato entre uma ferramenta contendo grãos abrasivos (rebolo) e a superfície da peça. Cada grão compõe a estrutura topográfica do rebolo remove uma pequena quantia de material, o que proporciona melhor acabamento superficial em comparação com outros processos de usinagem.
Segundo Hassui e Diniz, a retificação é indicada quando uma peça necessita de boa qualidade superficial, dimensionar e geométrica. Devido a esses requisitos, é geralmente um dos últimos passos na cadeia de usinagem.
Quando a peça chega a essa etapa da produção, já possui alto valor agregado pelos procedimentos anteriores. Uma possível falha no processo, e conseqüente rejeição, alem de indesejável é muito caro.
Na indústria de manufatura, torna-se cada vez mais importante atingir aumento de produtividade, em simultâneo à redução de custos, flexibilidade do processo e melhores qualidades dimensional e/ou superficial da peça. Essas condições são essenciais para manter, ou até mesmo aumentar, fatias de mercado na economia global.
O uso de sistemas para monitoramento dos processos tem aumentado recentemente, com o objetivo de melhorar a qualidade das peças. Tais recursos permitem controlar a produção, de modo a evitar qualquer defeito, o que é muito importante especialmente no acabamento de peças. Assim, evitase o descarte e a perda nas etapas que a peça já possui alto valor agregado. A análise das variáveis envolvidas possibilita melhor caracterizar e conhecer o processo, o que permite aperfeiçoá-lo, buscando melhores formas e parâmetros de produção, com diminuição de descartes e custos adicionais decorrentes de erro e defeito.
O sofisticado processo de retificação, apesar da contribuição para obter
tolerâncias