COF11 0124

4077 palavras 17 páginas
6º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE FABRICAÇÃO th 6 BRAZILIAN CONFERENCE ON MANUFACTURING ENGINEERING
11 a 15 de abril de 2011 – Caxias do Sul – RS - Brasil th th
April 11 to 15 , 2011 – Caxias do Sul – RS – Brazil

ANÁLISE DO DESGASTE EM FERRAMENTAS DE METAL-DURO NA
FURAÇÃO DO AÇO AISI P20
Rodrigo P. Zeilmann, rpzeilma@ucs.br
Gerson L. Nicola, glnicola@ucs.br
Matheus Vidor, mvidor@ucs.br
Fernando M. Bordin, fmbordin@ucs.br
Tiago Vacaro, tvacaro@ucs.br
Universidade de Caxias do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130, 95001970, Caxias do Sul, Brasil.

Resumo: A furação destaca-se na indústria como um dos principais processos de fabricação mecânica. Nesta operação de usinagem, é muito comum a utilização de fluidos lubrirrefrigerantes, porém o aumento das exigências ambientais e uma legislação cada vez mais rigorosa faz com que os estudos estejam voltados para a diminuição ou eliminação do emprego desses fluidos. Mas essa condição não é simples de ser alcançada no processo de furação, devido a algumas particularidades, como dificuldade no transporte do cavaco para fora do furo, distribuição de calor inadequada na região de corte e atrito das guias na parede dos furos. Frente a este contexto, este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de desgaste em brocas helicoidais de metal-duro sob diferentes condições de aplicação de fluido. O material usinado foi o aço AISI P20 endurecido (dureza entre 36 e 38 HRc) e as condições empregadas foram emulsão (fluido em abundância), MQL (mínimas quantidades de lubrificante) e usinagem a seco.
Com o emprego da estratégia de furação intermitente, as condições de MQL e a seco apresentaram melhores resultados de vida das ferramentas que a condição de emulsão, o que demonstra que a adequação do processo possibilita a diminuição ou eliminação do uso de fluidos lubrirrefrigerantes em operações de furação.
Palavras-chave: usinagem, materiais endurecidos, vida da ferramenta,

Relacionados