MICELI, Paulo. A Cultura do Povo.
MICELI, Paulo. A Cultura do Povo. IN.: _____. História Moderna. São Paulo: Contexto, 2013. P. 121 – 134.
FICHAMENTO:
Miceli vai tentar entender como se estabelecia o pensamento dos camponeses e artesãos sobre as outras camadas sociais e como estes se relacionavam e conviviam uns com os outros. Vai falar sobre cultura popular, festas e como os atuantes da Idade Moderna, viam seus heróis e os vilões do povo.
A começar pelas peças teatrais, ele vai mostrar que existiam as acessíveis e mais atraentes somente a nobreza, e aquelas de cunho mais popular, oferecidas nos espaços públicos cujos personagens centrais eram sempre atuantes em enredos da vida cotidiana, o que se diferenciava dos espetáculos particulares protagonizados por Shakespeare. (Página 121/122, primeiro e segundo parágrafo)
Entre 1500 - 1800, mesmo com a reforma protestante, nas localidades as quais aderiram ao movimento, podemos contatar movimentos de culto à Santos e outros traços que se levados ao pé da reforma, não poderiam existir. (Página 122, 3 parágrafo)
Os heróis, eram quase sempre santos, em enredos de cavaleiros. Os cavaleiros com o tempo foram se transformando em generais, hussardos ou bandidos. Isto implica no imaginário da população e como as figuras de santos e cavaleiros foram adquirindo características que se mesclavam entre coisas da Idade Média. Adquiriam outras