Gram Tica
PONTO A PONTO 03/06/2015
Fernanda da Silva Moreira
1. (UNICAMP-SP) Na embalagem de um aparelho eletrônico, você encontra um "Termo de Garantia" no qual se leem, entre outras, as informações abaixo: Este produto é garantido pela Amelco SA Indústria Eletrônica dentro das seguintes condições:
I. Fica garantida, por um período de 6 (seis) meses, a contar da data da emissão da nota fiscal de venda ao consumidor, a substituição de peças, partes ou componentes que apresentarem defeitos de fabricação, exceto aqueles decorrentes de instalação e uso inadequado e em desacordo com as especificações contidas no "Manual de Instruções".
II. A Amelco não se responsabiliza pelos produtos agregados aos seus pelos consumidores, e ainda por defeitos que esses causarem. [...]
III. Essa garantia será extinta caso: o defeito for causado pelo consumidor ou por terceiros estranhos ao fabricante; o produto tiver sido violado, alterado, adulterado ou consertado por pessoas ou empresas não autorizadas pelo fabricante; sejam interligados ao produto elementos não recomendados pelo fabricante; não sejam seguidas as instruções constantes do manual, principalmente quanto à correta instalação e voltagem elétrica.
a) Aponte uma contradição na cláusula 1.
A contradição se encontra no uso incorreto do termo "aqueles", que no contexto deveria estar se referindo à expressão "defeitos de fabricação”.
b) Considerando o uso corrente, o pronome esses (cláusula 2) pode ser interpretado como referindo-se a mais de um antecedente. Aponte dois.
Pode estar se referindo ao antecedente “consumidores” ou o antecedente “produtos”.
2. (U.F. UBERLÂNDIA)
Para salvar banqueiros amigos, parentes banqueiros, ou o apoio de algum senador e seu clã, R$ 4,5 bilhões é muito pouco. Mas R$ 4,5 bilhões sacados da poupança, em apenas 180 dias, para girar, são uma massa respeitável de dinheiro. Ou massa de dinheiro respeitável: o dinheiro de milhões de pessoas que, além de não poderem poupar alguma coisa, como