MPC 1
CURSO DE DIREITO
A IMPORTANCIA DA CIENCIA NA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL
PIRES DO RIO – GO
2015.
FACULDADE DO SUDESTE GOIANO
CURSO DE DIREITO
A IMPORTANCIA DA CIENCIA NA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL
Jean Paulo da Silva Araújo
PIRES DO RIO - GO
2015.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................4
2. O SENSO COMUM .................................................................................................4
3. O PENSAMENTO CIENTÍFICO ............................................................................4
4. SENSO CRÍTICO: NECESSIDADE, BENEFÍCIOS E MUDANÇAS NA RELAÇÃO HOMEM E O MEIO ....................................................................................................5
5. O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO .............................6
1. INTRODUÇÃO
O homem nem sempre conheceu a fundo os acontecimentos que o cercam, muito pelo contrario, as conclusões a que chegavam eram obtidas com base nas experiências adquiridas ao longo de sua vida, passadas de geração a geração. Esses conhecimentos eram superficiais e, muita das vezes, quando incompreensíveis, eram tidos como algo sobrenatural.
À medida que a inteligência humana se desenvolvia foi surgindo a necessidade de um conhecimento mais aprofundado, mais próximo do real, e assim foi se desenvolvendo o pensamento cientifico.
2. O SENSO COMUM
Ao analisar o mundo que o cerca sem um aprofundamento nos fatos e acontecimentos, sem um pensamento crítico e ousado, o homem acaba por ter uma noção distorcida e irreal de tudo. Tenderia a conhecê-lo apenas com base naquilo que vê e sente, tomando como base sua experiência de vida.
Sem uma investigação metódica e sistemática das coisas, ele julgaria como semelhantes coisas aparentemente iguais e como diferentes coisas aparentemente distintas, sem que para isso tenha se