Movimentos
O movimento linear puro consiste em um movimento uniforme do sistema de maior interesse, com todas as parte do sistema movimentando-se na mesma direção e com mesma velocidade. É denominado também movimento de translação, quando um corpo experimenta translação, movimenta-se como uma unidade e as parte do corpo não se movimentam uma em relação as outras. O movimento linear pode ser considerado, também, como movimento ao longo de uma linha. Se a linha é reta, o movimento é retilíneo. Se a linha é curva, o movimento é curvilíneo.
Movimento angular é a rotação ao redor de uma linha central imaginaria conhecida como eixo de relação, o qual é orientado perpendicularmente ao em que se processa a rotação, quando ocorre um movimento angular ou uma rotação, partes do corpo em movimento estão se deslocando constantemente em relação a outras partes do corpo.
O movimento geral é uma combinação de movimentos lineares e angulares, ao combinar translação e rotação, o movimento resultante é um movimento geral. O movimento humano consiste habitualmente muito em movimento geral que em movimento linear e angular puro.
Antes de determinar a natureza de um movimento, deve ser definido o sistema mecânico de maior interesses. O sistema mecânico a ser analisando é escolhido pelo analista do movimento de conformidade com o foco de maior interesse.
Para comunicar uma informação especifica do movimento humano é necessária uma terminologia especializada capaz de identificar co exatidão as posições e direções corporais.
A posição anatômica é uma posição ereta vertical com todas as partes corporais, incluído as palma das mãos, voltadas para frente, considerada como o ponto de partida para os movimentos dos segmentos corporais.
Ao descrever a relação de partes do corpo ou a localização de um objeto externo em relação ao corpo, é