Movimentos
Sociais
SÍNTESE
Entendimento
O que é um movimento social? Em geral as pessoas consideram os movimentos sociais sob um só ponto de vista, o de suas reivindicações.
Movimentos Sociais, portanto, são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Em geral envolvem confronto político e têm relação de oposição ou de parceria com o
Estado.
Os movimentos sociais são uma poderosa força de mudança na sociedade.
Na teoria... podemos classificar os movimentos sociais em três categorias:
1) movimentos reivindicatórios; são movimentos presos a reivindicações imediatas, esforçam-se em pressionar instituições para alterar dispositivos que teoricamente lhes favoreciam. Têm um horizonte sem dúvida limitado, considerando que seus fins são relativamente simples e não vão além de demandas pontuais especificas. Ex. “Estou no vermelho” movimento de greve dos professores da
Uel
por melhorias salariais.
2) Movimentos políticos; tenta influenciar nos meio utilizados para se atingir os caminhos condutores a participação política direta. Também se esforçam, no decorrer do processo para mudar a correlação de forças, influindo nos grandes debates travados com outros grupos adversários. Ex.
Movimento
das
Diretas
Já!
1984.
3) Movimentos de classe; seu intuito seria o de subverter a ordem social de um período determinado e, consequentemente, transformar as relações entre os diferentes atores do contexto nacional, assim como os meios de produção, fazendo avançar as exigências da classe em ascensão, em superação histórica e na sua pressão para se posicionar como elemento hegemônico no processo econômico e político do país. Ex. MST (movimento dos trabalhadores rurais sem-terra)
Características estruturais dos movimentos sociais
Vários movimentos podem ser classificados pelo caráter de suas ações, ou seja, se são voltadas para a transformação da sociedade ou para a conservação de determinadas conquistas.
Duas
características
comuns
dos
movimentos
sociais
que