movimentos socias
Deve-se salientar que só existe um grupo quando há um objetivo em comum, a meta a ser atingida faz com que todos se dediquem em prol do que necessitam e geralmente quando se atingem os objetivos desejados os integrantes tendem a se desagrupar. Apenas é mantido enquanto se tem algo a ser alcançado.
Na sociedade brasileira atual, inúmeras pessoas têm seus direitos negligenciados constantemente, principalmente àquelas com menor poder aquisitivo ou com algum diferencial em relação à população em geral. Os movimentos sociais se posicionam então como uma forma de tentativa de libertação e luta contra a violação dos direitos de uma suposta minoria. Diz-se “suposta” pelo fato de que apesar de serem chamados de minoria estes grupos de pessoas não mais o são, pois tem atingido proporções gigantescas como é o caso dos movimentos sem terra e de tribos de adolescentes.
A formação dos grupos se dá através dos objetivos em comum e quanto maior o número de pessoas que lutam por um ideal, maior será o impacto do movimento na sociedade. Nem todos os grupos sociais visam apenas à garantia de direitos e inclusão social, alguns surgem como contracultura e tem uma postura a lutar em oposição aos grupos que querem liberdade social. Um exemplo disto é o