Movimentos socias
Nome do Movimento Ano Local Causas/Motivos Resultados/Consequências
Balaiada 1838 Maranhão Havia uma crise econômica no momento sendo que a região era conhecida pela exportação de algodão, existia também disputa de poder entre eles e pela alta pobreza na região. Com a morte de Balaio, Cosme Assume a liderança e foge para o sertão, com isso a força dos balaios diminui, em 1840, boa parte dos balaios se rende a concessão da anistia, algum tempo depois os restantes rederam- se também e depois Cosme foi enforcado.
Farroupilha
1835 Rio Grande do Sul Altos impostos cobrados no comércio de couro e charque que eram significativos para economia na época, insatisfação política com o governo Imperial. Em 1842 Duque de Caxias é nomeado pelo governo para comandar uma ação com o objetivo de acabar com a Farroupilha, já em 1845 depois de vários movimentos militares as farroupilhas estão enfraquecidos e por isso aceitaram o que Duque de Caxias propôs e assim termina a Guerra dos Farrapos.
Revolta dos Malês 1835 Salvador O povo estava muito insatisfeito com a escravidão, a imposição do clero e com o preconceito contra os negros, eles queriam libertar os escravos, acabar com clero e com o confisco dos bens dos brancos e a implantação de uma república islâmica. Uma pessoa conta ao juiz de paz o plano da revolta, assim os soldados conseguiram conter a revolta, porém houve conflitos, desses conflitos morreram sete soldados 70 revoltosos, sendo que 200 dos participantes da revolta foram presos os lideres foram condenados a pena de morte e os a trabalhos forçados.
Sabinada Entre 1837 e 1838 Bahia Os revoltosos eram contra as imposições políticas, estavam insatisfeitos pelas pessoas q haviam sido nomeadas pelo governo e o apogeu foi quando o governo regencial recrutamento militar. Tropas foram enviadas para reprimir o movimento, Salvador foi cercada e retomada, muita violência foi usada na repressão, revoltosos foram queimados, mais de três mil foram