movimentos socias
Trabalho de sociologia
Tema: movimentos sociais
Nome: Douglas Pereira Barbosa n°08 3°D 26/05/2014
Introdução
Este trabalho tem como tema os movimentos sociais. Falando sobre seus mais importantes pontos, como: A definição do que e movimento social, quais os seus princípios, em quais categorias podem ser classificados, quais os seus elementos constitutivos, alem de fazer um breve resumo sobre alguns dos principais movimentos sociais do Brasil.
Desenvolvimento
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Segundo Alain Touraine, "movimentos sociais são a ação conflitante de agentes das classes sociais, lutando pelo controle do sistema de ação histórica". Para o autor, em cada sociedade existe um movimento social que encarna não uma simples mobilização, mas um projeto de mudança social. Nenhum movimento social se define somente pelo conflito, mas pela sua aspiração a controlar o movimento da história. Segundo o autor, a definição do movimento social se dá através de três princípios:
1. Princípio de identidade: corresponde à autodefinição do ator social e à sua consciência de pertencer a um grupo ou classe social. Um movimento social só pode se organizar se essa definição for consciente. Entretanto a formação do movimento precede essa