Organizar seminário
Por Roniel Sampaio Silva
1- INTRODUÇÃO
Com base nas experiências de sala de aula, preparamos uma metodologia para o uso de seminários em aulas de sociologia, mas que serve para toda e qualquer matéria, desde que feitas algumas adptações.
As aulas de sociologia ensejam muitos debates, participações, relato de experiências de vida e intervenções em geral por parte dos alunos e isso é um aspecto muito posivo. No entanto, só o confronto de opiniões sem sustentação teórica e metodológica constitui um perigo para formação dos alunos. Aí entra o fortalecimento dos conteúdos, conceitos, categorias e teorias da sociologia, ou seja, as ferramentas do pensamento sociológico para compreensão crítica da realidade social.
Na minha opinião o maior desafio para os professores de sociologia é problematizar de maneira "equalizada" o conhecimento científico da sociologia com o senso comum dos alunos.
Se por um lado a fala do professor para fixação do conteúdo básico é importante, por outro, a participação dos alunos é igualmente importante a fim de proporcionar um feedback que "quebre" a monotonia da teoria, além de servir para contextualização da teoria, desenvolvendo assim a imaginação sociológica.
Por isso é importante que o professor, além de trabalhar bem os conteúdos em sala de aula, proporcione aos alunos autonomia e espaço para, com a devida orientação, externar seus pontos de vista com base nas teorias estudadas.
Para isso é importante criar espaços para isso. O grande poblema está no curtíssimo tempo das aulas que comprometem o conteúdo ou a participação dos alunos. A
Uma boa saída para esse problema é o uso de seminários tão logo o professor tenha fixado conteúdos básicos nas aulas anteriores.
Agora você me pergunta, como fazer o bom uso desses seminários? Vou narrar de maneira bem sistemática uma metodologia que desenvolvi para seminários em sociologia.
2- METODOLOGIA
2.1-