DICAS DE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
Aluna de Psicologia e professor de História da Comunicação dão dicas para apresentar um bom seminário. Aprenda a organizar a sua pesquisa e prender a atenção dos seus colegas de classe.
Uma das grandes dificuldades dos alunos é a de apresentar um bom seminário. O problema pode começar durante a pesquisa, passar pela organização da apresentação e chegar até a timidez na hora de falar em público. Para ajudar você, a Universia Brasilconversou com uma aluna de psicologia daUniversidade de Guarulhos e o professor de História da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero para descobrir como você pode vencer suas dificuldades e apresentar um bom seminário.
Segundo o professor Carlos Costa, professores esperam que os alunos “façam a pesquisa, se aprofundem no tema, organizem as ideias e aprendam com isso mais do que aprenderiam numa simples aula onde o professor fala e o aluno presta atenção”. Para atingir esse objetivo, confira o guia prático para apresentar um bom seminário:
Guia prático para apresentar um bom seminário: 1. Organize a sua pesquisa
Para a aluna de psicologia Mayara Pompeo, a dica é organizar a sua pesquisa em tópicos. "Esses tópicos são coisas que eu gostaria de saber, as curiosidades e utilidades do assunto", conta a estudante. Depois de compreender qual é o tema proposto para o seminário, encontre as palavras-chaves da pesquisa e monte tópicos que vão ajudar você na hora de aprofundar o tema.
Guia prático para apresentar um bom seminário: 2. Fontes online
Pesquisar o tema na internet é mais rápido do que em livros, mas você deve tomar muito cuidado na hora de utilizar sites e blogs. O professor Carlos conta que já recebeu trabalhos com fotografias de personagens que nasceram e morreram antes da própria invenção da fotografia. Ainda para ele, "a internet é uma fonte interessante desde que o aluno tenha senso crítico. Ela é um recurso inicial para fazer uma varredura do que já existe online sobre o