Como organizar seminarios
Prof. Marcio Rufino Silva – maio de 2013
Durante o ano letivo, professores de várias disciplinas solicitam às suas turmas trabalhos escolares para complementar um conteúdo e avaliar a participação dos alunos. Um deles é a organização de um seminário.
Mas o que é um seminário? Como realizar uma pesquisa para organizá-lo? Como deve ser feita a apresentação: leitura de textos ou exposição oral por meio de cartazes? A apresentação pode ser organizada em slides e executada com um data-show?
Seminário é um procedimento metodológico, que supõe o uso de técnicas (uma dinâmica de grupo) para o estudo e pesquisa em grupo sobre um assunto predeterminado. É também um instrumento pedagógico que tem como objetivo permitir a um ou mais expositores transmitirem informações para um público leigo, sobre um determinado assunto investigado.
Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor(es) faça(m) uso da linguagem oral com eficácia, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, que é transmitir com eficácia as informações, deve ser garantido. A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m) elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.
Objetivos de seminários acadêmicos e escolares
• Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas.
• Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala.
• Aprender a utilizar os variados recursos técnicos e