Movimentos Separatista Terrorismo
Com um mundo Globalizado, por definição, um mundo sem fronteiras. No entanto, cada vez mais existem territórios querendo criar suas próprias fronteiras. Como resultado sem fim, as fronteiras estão sempre mudando. Algumas disputas acabam sendo pacificamente resolvidas, outras terminam em guerra, e algumas continuam até hoje.
O nacionalismo separatista é a causa de vários conflitos em todo o mundo. Uma das formas usadas por alguns separatistas para lutar por uma causa e chamar a atenção para ela é o “terrorismo”.
O terrorismo é o nome dado a protestos violentos realizados por grupos ou indivíduos que objetivam transformar ordens do governo, bem como o próprio governo, por meio do pânico, gerando decisões precipitadas e radicais.
"Abaixo a Europa sem fronteiras!" Fonte:<nacaofederalista.blogspot.com>.Acesso em março.2015.
Há diversos fatores para que ocorra esses conflitos entre eles :
de base política, cívica ou administrativa; de base étnica ou racial ; de base religiosa ; de base social. A religião é dos principais conflitos mais debatidos nos dias de hoje e vivenciado por países islâmicos, mas embora outras religiões usem esses meios para defesa de suas causas. Muitas vezes o terrorismo praticado por grupos religiosos pretende também alcançar a liberdade politica em suas regiões.
Em muitos países há a rivalidade entre duas correntes e dentro delas, existem seguidores mais moderados e adeptos mais radicais. Para alguns casos, a independência não traria vantagens para os territórios que ainda são colônias. Em geral, eles são países pequenos, com populações pequenas e pouca expressividade econômica. Como colônias, essas nações teriam garantidos para seus habitantes os mesmo direitos econômicos e sociais dos países dos quais fazem parte, assim como a proteção militar.
Abaixo, uma lista com alguns movimentos separatistas no mundo:
País Basco, na Espanha e na França ;
Catalunha, na