2O Povo Brasileiro Foi Criado Atrav S De Tr S Matrizes
O brasileiro é considerado uma contemporaneidade dos milênios. É um povo sui generis que significa dizer do seu próprio gênero, ou “jeito” em vários aspectos.
Segundo o Antropólogo Darcy Ribeiro que lançou sua grande obra em 1995 “O povo brasileiro” que para ele foi um dos grandes desafios escrevê-lo. Aborda tão somente a história da formação do povo brasileiro, relata também que o Brasil nasce sobre o ciclo da utopia. Os tupis que chegaram a conhecer a natureza em detalhes. Atravessaram o planalto brasileiro, e chegando aos litorais, uma parte deles foi para o norte, outra para o sul. Tem cartas que fala de uma ilha Brasil, isso significa dizer que o nome Brasil não vem do pau brasil. Os portugueses, precisaram fazer uma descoberta oficial, declararão no cartório que foi descoberto a “ilha brasil” em 1500.
Para Darcy o mais importante para o Brasil é, inventar o Brasil que quer.
Na obra, Ribeiro quis responder à pergunta “por que o Brasil não deu certo?” Uma das questões importante para entender porque o Brasil não deu certo é o fato de o brasileiro não se orgulhar totalmente de ser brasileiro.
No estudo, ele defendeu a mistura de raças como fator preponderante da diversidade que caracteriza o Brasil.
Sua obra é revestida de opiniões formadas pela experiência de sua vida. Apresenta sua influência na miscigenação das três matrizes básicas formadoras do brasileiro.