Higiene Do Trabalho
Caio Diniz
Mauricio Marques
Vitor Assunção
HIGIENE DO TRABALHO
Montes Claros
Abril,2015
Introdução
A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene do trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento daprodutividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.
1 - Riscos Físicos
.Temperaturas Extremas
Como temperaturas extremas consideram-se o calor e o frio em intensidade suficiente para causar desconforto, alterações e prejuízos à eficiência e saúde dos trabalhadores.
Calor
A exposição ao calor é característico de locais como: fundições, usinas, fábricas de vidro, indústrias de papel, olarias, indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, etc. O calor pode estar ainda presente em trabalhos ao ar livre nas épocas quentes do ano. Na avaliação devem ser considerados fatores tais como: temperatura, velocidade e umidade relativa do ar, calor radiante e calor gerado pelo metabolismo (atividade física). Os índices de avaliação incluem:
Temperatura Efetiva (TE), Temperatura Efetiva Corrigida (TEC), Índice de
Bulbo Úmido, Termômetro de Globo (IBUTG) (NR 15, em seu Anexo 3, 1978c) e Índice de Sobrecarga Térmica (IST).
A exposição ao calor é regida pelo equilíbrio térmico, ou seja, o organismo ganha