movimento
Medir a massa especifica (medida indireta) de várias substancias através de procedimentos distintos: usando o princípio de Arquimedes; analisar as forças envolvidas quando um corpo suspenso por uma mola, é mergulhado em um fluido; medir grandezas físicas diretas e calcular a partir dessas medidas e de considerações sobre as forças atuantes, o valor da massa específica ou densidade de um corpo.
2. Introdução teórica
O princípio de Arquimedes diz: "que todo corpo imerso ou parcialmente imerso em um fluido sofre ação de uma força empuxo verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido colocado pelo corpo". Considerando o volume do fluido deslocado “V” e sua densidade como sendo d, respectivamente, então podemos dizer que a massa do mesmo é dada por: m = dV. Dado o equilíbrio de forças agindo sobre o corpo imerso e, portanto, levando-se em conta que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso E = P = mg, obtemos que o empuxo é encontrado pela equação abaixo:
O volume do fluido deslocado é o volume do corpo imerso no fluido, podendo este estar totalmente ou parcialmente imerso. Este princípio foi formulado por Arquimedes para a água, mas este funciona para qualquer outro fluido, inclusive para o ar.
Estando um corpo em um líquido, é possível perceber que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre o peso real e o empuxo. Essa diferença pode ser visualizada com a utilização do dinamômetro. 3. Método experimental
1 tripé triangular com haste principal;
1 haste de sustentação secundaria com mufa;
3 cilindros- todos com volumes iguais ao de plástico um de metal e dois de plásticos
1 dinamômetro de 2N
1 copo de 500 ml de água
1 Becker
4. Procedimento
Primeiramente pesamos o cilindro e o recipiente, com a medida do peso real 0,90 N e o aparente(é menor que o peso real