Biotecnologia
Além do estudo da formação e funcionamento do corpo humano, a genética tem ido um pouco além, com a possibilidade de transformar o ser humano, sua personalidade ou aparência física.
No conteúdo desse trabalho, serão apresentadas algumas formas de manipular, transformar, enfim, aquilo que hoje, graças á tecnologia já é possível realizar com as moléculas de DNA.
Como sabemos, tudo aquilo que somos fisicamente e mentalmente, está reservado em moléculas de DNA, servindo como nossa identificação e através do estudo cientifico, veremos agora, como é possível alterar isso.
Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do ADN num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene.
Um tomate concebido para se manter fresco durante muito tempo é um exemplo de um alimento geneticamente modificado. Milho concebido para resistir aos pesticidas é outro exemplo.
Produtos geneticamente modificados não são inerentemente perigosos. A modificação genética tem sido utilizada na produção de produtos farmacêuticos há 25 anos, sem que tenham sido documentados casos de perigos atribuídos ao processo de modificação genética.
BIOTECNOLOGIA
Biotecnologia é a tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina.
A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados (pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.
A biotecnologia combina disciplinas tais como