MOVIMENTO
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e
Da cultura humana. As crianças se movimentam desde muito cedo,adquirindo maior controle sobre seu próprio corpo e apropriam-se cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Ao movimentar-se as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam de repertório da cultura corporal na qual estão inseridas. Esse movimento incorpora-se ao comportamento dos homens, apropriando-se e representando esta cultura corporal.
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de funções e manifestações dos aspectos específicos da motricidade da criança, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como, atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal.
As práticas culturais e as possibilidades de exploração oferecidas pelo meio e pela instituição de ensino, no qual a criança vive, permitem que ela desenvolva capacidades e construa repertórios próprios. Nesta sentido, a questão motora assume na rotina de atividades da criança, um papel fundamental na ampliação de gestos instrumentais, onde ao lado disso, permanece a tendência lúdica da motricidade.
As situações planejadas especialmente para trabalhar o movimento, em todos os momentos da rotina diária da criança, incorporam os diferentes significados que lhe são atribuídas pêlos familiares, comunidade e instituição de ensino, ajudando a ampliar a expressividade e a mobilidade individual.
Neste sentido, as instituições de educação infantil, devem favorecer um ambiente físico e social, onde as crianças se