Ciências Contábeis
Jociel Nunes da Silva/Jovana Rufino Barbais
Introdução
O mundo vem assistindo a uma contínua revolução financeira - contábil, especialmente através do incessante surgimento de novos conceitos, instrumentos e produtos que com a tecnologia da informação, se tornaram acessíveis aos gestores.
Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância da informação contábil gerencial como ferramenta de auxílio à empresa, com propósito de alcançar alternativas para soluções de problemas e tomada de decisões.
A Contabilidade Gerencial tem procurado, por meio do trabalho de vários pesquisadores, evoluir no sentido de apresentar práticas específicas e vistas como adequadas e necessárias à composição do conjunto de informações de que os tomadores de decisão necessitam na condução competitiva das empresas.
O profissional contábil tem hoje uma importância marcante e meios para fornecer informações mais precisas, evidenciando em seus efeitos a posição financeira e patrimonial das entidades podendo obter seu espaço no mercado através da utilização da contabilidade gerencial.
A metodologia utilizada no presente artigo, foi um estudo baseado na pesquisa bibliográfica, que tem como fundamento o levantamento de dados através de textos abordados em livros, revistas, periódicos, etc.
1. Evolução da Contabilidade
Para que possamos conhecer a contabilidade com mais clareza, faz se necessário uma abordagem de suas profundas origens, pois somente através de um breve comentário relacionado ao seu início, é que podemos justificar os fatos atuais.
A contabilidade é uma prática que de acordo com alguns teóricos, vem sendo utilizada a cerca de 4.000 anos antes de Cristo, no início da civilização, fase esta da contabilidade denominada empírica, em uma época que não existia números, nem escrita e muito menos moeda. Mas como seria feita esta contagem?
Havendo um pequeno monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma