rede sde computadores
A transmissão de dados entre duas máquinas pode ser feita de várias formas diferentes. São possíveis comunicações: serial ou paralela; síncrona, assíncrona ou isócrona; analógica ou digital; simplex, half-duplex ou full-duplex, entre outras.
COMUNICAÇÃO SERIAL – é o modo de transmissão que ocorre quando os bits que representam cada caracter são transmitidos em seqüência, isto é, um bit de cada vez, utilizando um único canal de comunicação. Por exemplo, se um caracter é representado pelo binário 01001100, sua transmissão obedecerá a ordem:
0 -> 1 -> 0 -> 0 -> 1 -> 1 -> 0 -> 0
A velocidade de transmissão será portanto uma função direta da velocidade da linha.
COMUNICAÇÃO PARALELA – neste caso a transmissão dos bits ocorrerá simultaneamente, através de diferentes canais de comunicação. Por exemplo, se existirem 8 canais paralelos, a transmissão do byte completo (caracter) será feita no mesmo tempo que a transmissão serial de um único bit. Obviamente, se houverem mais de 8 canais paralelos, mais bites poderão estar sendo transmitidos simultaneamente.
0 ->
1 ->
0 ->
0 ->
1 ->
1 ->
0 ->
0 ->
A comunicação paralela é mais rápida que a serial, mas tem algumas limitações. Por isto, seu uso é bem menor do que a serial. Requer cabos com mais pares, o que aumenta o custo. Sofre grandes perdas com a distância e por isto é mais utilizada para ligar periféricos próximos (por exemplo, micro e impressora). Já a transmissão serial requer cabos mais simples, o que permite a utilização das cabeações dos sistemas de comunicação já existentes. O barramento universal serial ou universal serial bus (USB) é um dos dispositivos existentes que já viabiliza velocidades maiores nas transmissões seriais.
Quando a comunicação adotada é a serial, há necessidade de se informar ao receptor que a transmissão do caracter foi iniciada e concluída. No exemplo anterior de comunicação serial, supondo-se que outros caracteres são transmitidos logo em