Movimento Uniformemente Variado
O presente trabalho da cadeira de Física, visa espelhar claramente sobre o Movimento Uniformemente Variado. Importa referenciar que este tema é tratado na Cinemática. Para o efeito, este grupo ira através de varias fontes trazer em detalhes uniformes o assunto, mais também querermos reportar que ira encontrar nele tópicos como definição, Equações, Funções Horarias, Velocidades, Gráficos e seus respectivos exemplos.
2. O MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
É o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.
2.1. Equações do Movimento Informemente Variado
A da velocidade em função do tempo é:
Onde: é a velocidade no momento ; é a velocidade inicial; é a aceleração; e é o tempo decorrido desde o início do movimento.
Se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Então escrevemos:
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar no percorrer do tempo no movimento uniformemente variado: e são constantes , e a cada valor de corresponde um único valor de
Na tabela a seguir vemos alguns exemplos, considerando a velocidade em metros por segundo (m/s) e a aceleração em metros por segundo ao quadrado.
v = 5 + 2t = +5 m/s = +2 m/s² v = -3 + 8t = -3 m/s = +8 m/s² v = 2 + 3t = 2 m/s = +3 m/s² v = 2 - 3t = +2 m/s = -3 m/s² v = -4 - 9t = -4 m/s = -9 m/s²
3. Função horaria do Movimento Uniformemente Variado
A função horária do movimento uniformemente variado é:
Onde é a posição (distância) atual do corpo ( o s vem do latim spatio, mas também é utilizada o d, por indicar distância), é a posição da qual ele começou o movimento, é a velocidade inicial do corpo, é a aceleração e é o tempo decorrido desde o início do movimento.1