Estudas das folhas e das flores
A folha é um órgão da planta, geralmente verde por causa da presença de clorofila. Ela é muito importante, pois realiza funções que são consideradas vitais, sendo responsável pela produção dos alimentos que garantem o crescimento e a manutenção da vida da planta.
Limbo: parte achatada da folha, com a forma de lâmina. Em sua superfície encontram-se pequenos orifícios, visíveis somente ao microscópio, chamados estômatos.
Pecíolo: é a haste que prende a folha ao caule e ao ramo.
Bainha: é a parte mais dilatada da base do pecíolo, por onde a folha se prende ao caule.
As folhas podem ser simples ou compostas. Nas folhas simples, o limbo é formado por apenas uma lâmina, e nas compostas, ele é dividido em partes chamadas folíolos.
Nem todas as folhas possuem limbo, pecíolo e bainha.
Funções da folha
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
1-Fotossíntese: Ao realizar a fotossíntese, o vegetal produz as substâncias orgânicas nutritivas de que necessita para se manter vivo, utilizando, para isso, a energia luminosa. Essas substâncias formam a seiva elaborada, composta, principalmente, de água e glicose.
2-Transpiração
A transpiração é um mecanismo através do qual a planta perde água na forma de vapor, permitindo um controle de temperatura, pois, ao evaporar, a água retira calor da superfície da folha, refrescando-a.
3-Respiração
As plantas, como todos os outros seres vivos, necessitam de energia para crescer, repor as partes perdidas e realizar outras atividades. É através da respiração que essa energia é conseguida. Todas as células vivas de uma planta respiram.
4-Estômatos: Pequenas aberturas que facilitam a passagem do CO2, necessário na fotossíntese e também libera o vapor da água, os estômatos também controlam a quantidade de água, se num ambiente a quantidade de água for suficiente os estômatos absorvem mais água das células vizinhas aumentando o tamanho e, quando o ambiente se torna