Movimento uniformemente variado
Resumo – Experimento exemplificando o Movimento Uniformemente Variado. Caracterizando-o através dos cálculos e gráficos.
I. INTRODUÇÃO
No estudo da Cinemática, que é a parte da física que estuda o movimento. O M.R.U.V. se distingue basicamente do M.R.U. por sua característica de mudança de velocidade ao passar do tempo. Este experimento visa sua demonstração.
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto a tornando maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos Aceleração
Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade em um intervalo de tempo , e esta média será dada pela razão:
II. OBJETIVO
Demonstrar através do experimento o Movimento Uniformemente Variado. Caracterizado como já descrito anteriormente como o movimento que possui aceleração constante e diferente de zero.
III. MATERIAL UTILIZADO
“Trilho de ar”
IV. MÉTODO UTILIZADO
Com auxilio de um “trilho de ar”. Equipamento que possui uma peça móvel que se desloca por um trilho. Que ao longo desse percurso passa por sensores de presença que estão ligados a um cronômetro digital que marca o tempo. O nome trilho de ar está relacionado por que entre a peça móvel e o trilho é criado