Movimento Uniformemente variado
Tema: Movimento Uniformemente Variado.
Movimento uniformemente variado.
O movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. Quando se observa que a velocidade de uma partícula é uniforme, independentemente de sua trajetória, diz-se que a partícula possui aceleração constante.
Equações do movimento uniformemente variado.
Exemplo:
Se a aceleração é 10m/s2, a velocidade varia 10m/s a cada segundo, ou seja, significa que o valor da velocidade da partícula aumenta numa taxa constante.
Classificação do Movimento uniformemente variado (MUV).
Para descrevermos o movimento de uma partícula devemos adotar um referencial. Podemos classificar esse movimento como acelerado ou retardado:
Se a variação do módulo da velocidade escalar é positiva, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo aumenta classificamos o movimento como acelerado. (Movimento acelerado progressivo ou movimento acelerado regressivo).
Se a variação do módulo da velocidade escalar é negativa, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo diminui, classificamos o movimento como retardado. (Movimento retardado progressivo ou movimento retardado regressivo).
Resumindo:
Movimento acelerado
- |v| => aumenta.
- a e v possuem o mesmo sinal.
Movimento retardado
- |v| => diminui.
- a e v possuem sinais contrários.
No estudo dos movimentos variados tem particular importância o movimento variado uniformemente. Nesse tipo de movimento, também conhecido como movimento uniformemente variado, a velocidade varia de uma maneira regular, ou seja, em intervalos de tempos iguais ocorrem iguais variações de velocidades. A identificação de um movimento uniformemente variado pode ser feita por meio de uma tabela, de um gráfico ou ainda por suas funções horárias.
Uma vez que em intervalos de tempos iguais, as variações de velocidade são iguais, temos a seguinte definição:
No movimento uniformemente variado, “a