Movimento uniformemente variado(MUV)
Quando observamos que a velocidade aumenta ou diminui de maneira uniforme, independentemente da trajetória descrita por essa partícula, quer dizer que a partícula possui aceleração constante.
E a variação do módulo da velocidade escalar é positivo, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo aumenta classificamos o movimento como acelerado. ( Movimento acelerado progressivo ou movimento acelerado regressivo). Se a avariação do módulo da velocidade escalar é negativo, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo diminui, classificamos o movimento como retardado. ( Movimento retardado progressivo ou movimento retardado regressivo). Como essa é uma experiencia com velocidade variada e necessária ter uma aceleração então nesse experimento inclinaremos a mesa de ar em um ângulo de 20º graus
A formula utilizada no experimento é : deltaV = Vf-Vi = cm ou m/s² deltaT TF-Ti
Fazendo o experimento Obtivemos os seguintes resultados:
Tempo á chegar ao fim do percurso
Distancia
1) 00,671
600 mm
2) 00,719
600mm
3) 00,714
600mm
Obtendo os resultados podemos calcular a aceleração do carro para finalizar o experimento.
Tirando uma media dos tempos 2 e 3 obtivemos o tempo de 00,716 utilizamos esses porque são os tempos mais próximos observando o tempo 1 vemos que ele e menor comparado aos outros.
Para calcularmos a velocidade primeiro acharemos a velocidade do móvel
0.600 cm= 0,837 m/s
00.716
Fizemos a conversão dos milímetros para metros que foi colocar um zero a esquerda do numero seguido da virgula. Achando a velocidade agora iremos calcular a aceleração do móvel.
0,837 = 1,16 m/s²
00,716
Terminamos o experimento achando a aceleração do móvel que e 1,16 m/s² que era o objetivo do experimento