MUV- Movimento Uniformemente Variado
Instituto de ciências Exatas e da Terra
Instituto de Fisica
Laboratório de Física I
Movimento Uniformemente Variado
Aluno: Nadine Ramos Cunico
Professor: Ricardo Bento
Laboratório de Física, 02 de Novembro de 2013
Resumo:
Neste trabalho será encontrado sobre a realização do experimento com relação ao Movimento Uniformemente Variado, o que é, como calcular, e como realizar o experimento.
1. Introdução:
Por meio deste experimento, coloca queremos em prática o que foi ensinado com relação a Movimento uniformemente variado, como calculá-lo, trabalhar com exatidão e precisão, como calcular a aceleração escalar, e sobre criação de gráfico da velocidade em função do tempo.
2. Desenvolvimento Teórico:
O movimento uniformemente variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante. Equações do movimento uniformemente variado.
A equação da velocidade em função do tempo é:
onde é a velocidade atual, é a velocidade inicial, é a aceleração e é o tempo decorrido desde o início do movimento.
Se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes , ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Então escrevemos:
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar no percorrer do tempo no movimento uniformemente variado: e são constantes , e a cada valor de corresponde um único valor de
Na tabela a seguir vemos alguns exemplos, considerando a velocidade em metros por segundo (m/s) e a aceleração em metros por segundo ao quadrado.
v = 5 + 2t = +5 m/s = +2 m/s² v = -3 + 8t = -3 m/s = +8 m/s² v = 2 + 3t = 2 m/s = +3 m/s²
v