Energia renov vel e n o renov vel
Engenharia Civil
Energia Renovável e Não Renovável
Sorocaba
2014
Energia Renovável e Não Renovável
Apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em Engenharia Civil da UNIP- Universidade Paulista.
Orientador: Mario Gibotti
Sorocaba
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 TIPOS DE ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO RENOVÁVEL E SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS 6
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Energias renováveis A energia renovável é aquela provida de fontes capazes de se regenerar por meios naturais, portanto, são considerados inesgotáveis. Também é conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes.
Energias não-renováveis
A energia não-renovável são recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.
2 TIPOS DE ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO RENOVÁVEL E SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS
* Solar | Existem duas formas de transformar a radiação solar em energia: através de painéis fotovoltaicos, que convertem a energia luminosa em elétrica; e através de coletores solares, que utilizam o calor solar na produção de energia térmica, isto é, aquecer água e ar.
O sol é a fonte de vida e origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.
Maiores produtores: Japão e EUA.
PRÓS: Fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutenção; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. A energia solar permite a