Fabricio Trab 1
Ciências Contábeis
Análise de Investimentos
Prof. Esp. Fabrício Viegas
Abimael Correa da Costa RA: 2033002453
Aline Leal Alves RA: 5945258699
Bruna Barbara de Almeida Barbosa RA: 5958221307
Everton Ferreira Gonzaga RA: 5032664577
Jéssica Priscila Couto Diniz RA: 6059016365
Valéria Netânia Dias de Castro RA: 1299322761
Campo Grande MS, Março de 2015.
Introdução
Esse trabalho tem como principal objetivo possibilitar a compreensão básica de políticas econômicas e conceitual, dos componentes do sistema financeiro nacional e de produtos ativos e passivos, e seus principais riscos de investimento.
CDB
O significado da sigla é Certificado de Depósitos Bancários. Para entender o que isso significa, é preciso entender a principal (e mais lucrativa) atividade de um banco: pegar dinheiro emprestado para emprestar
Os bancos podem emprestar boa parte do dinheiro que depositamos à vista ou a prazo. Depósito à vista é o montante que deixamos em nossa conta corrente. Existe uma limitação para o banco emprestar esse dinheiro, mas, em compensação, ele não nos remunera por isso. Já nos depósitos a prazo (CDBs), cedemos determinado montante para o banco pode um prazo previamente acordado e ele nos devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros (pré ou pós fixada, assim como no Tesouro Direto).
CDB pré ou pós?
O raciocínio entre optar por um CDB prefixado ou pós fixado é o mesmo utilizado em relação aos títulos públicos. Ao investir num CDB prefixado, você acorda com o banco uma taxa fixa (12% a.a., por exemplo) para rentabilizar a aplicação. Já no CDB pós-fixado, a negociação é em cima de um indexador (95% do CDI, por exemplo).
Os CDBs prefixados têm comportamento parecido com as Letras do Tesouro Nacional (LTN), enquanto os CDBs pós-fixados se parecem mais com as Letras Financeiras do Tesouro (LFT), que é indexada à Selic. Como o CDI é bem próximo da Selic, uma LFT rende o equivalente a um CDB atrelado a