movimento uniforme
Esse trabalho foi desenvolvido para entender melhor sobre o movimento.
Entender como se monta os gráficos , para tabelar as posições de um móvel em função d tempo, aprender a equacionar o movimento.
Um corpo dificilmente permanece em uma velocidade sem acelerar ou frear, para se manter em uma velocidade constante. Mesmo tendo isso em vista, é comum estudarmos as características do movimento do particular para o geral, isto é, do mais simples para o mais complexo. Por isso, justifica-se analisarmos com mais detalhes dos efeitos dos movimentos, sendo assim,um valor que não varia, isto é, o movimento uniforme.
OBJETIVO:
Reconhecer as condições nas quais podemos afirmar q um movimento é uniforme
Tabelas as posições de um móvel em função do tempo.
Montar um gráfico q represente esse movimento
Equacionar o movimento
Movimento Uniforme
Quando uma partícula executa um movimento com velocidade constante em relação a um determinado referencial, dizemos que ela está em movimento uniforme (MU). Isso significa dizer que o objeto móvel percorre distâncias iguais para intervalos de tempos iguais. Nesse tipo de movimento, apenas o espaço percorrido sofre variação no tempo.
Vejamos um exemplo:
Suponha que você esteja viajando por uma estrada a uma velocidade média de 100 km/h. Na primeira hora, você percorrerá a distância de 100 km; ao passar duas horas, já terá percorrido 200 km; na terceira hora, 300 km e assim por diante. Como você pode ver, a cada hora que passou, 100 km foram percorridos.
Função horária da posição no MU
No movimento uniforme, apenas a posição varia com o tempo, vejamos agora como podemos calcular a posição de uma determinada partícula:
Uma partícula com velocidade v ocupa a posição x0 no tempo t0. No instante t, a partícula ocupa a posição x. Observe a figura:
Partícula deslocando-se com velocidade constante
A velocidade da partícula é calculada pela razão entre a variação das posições e a variação do tempo.