Principais distribuições Linux
O Arch Linux
É considerada para usuários mais avançados, por conta de sua filosofia de desenvolvimento. Ou seja, o Arch Linux é simples, flexível e considerada UNIX-like; definindo simplicidade como oferecer um ambiente sem complementos adicionais que permite ao usuário mudar o sistema de acordo com suas necessidades.
Ela é uma distribuição fundada por Judd Vinet, em meados de 2002, e é otimizada para processadores i686/x86-64.
Arch é uma distribuição rolling release, ou seja, o sistema é atualizado continuamente. Você obterá acesso às novas versões simplesmente mantendo o sistema atualizado através do gerenciador de pacotes. Utiliza o Pacman (Package manager - gerenciador de pacotes) que torna fácil a tarefa dos usuários personalizarem o sistema.
O número de fiéis usuários tem crescido devido as suas inúmeras qualidades e sua filosofia de desenvolvimento.
Gerenciador de Pacotes: Pacman (Package manager - gerenciador de pacotes)
Ambientes Desktop: Blackbox, Fluxbox, GNOME, IceWM, KDE, LXDE, Openbox, WMaker, Xfce
Alternativas baseadas no ArchLinux: ArchBang Linux e Chakra
Baseado em: Independente
Site Oficial: http://www.archlinux.org/
Download: http://www.archlinux.org/download/
Comparativo do Arch Linux com outras Distribuições
O CentOS
É uma distribuição Linux Enterprise derivada de códigos fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e mantida pelo CentOS Project, proporcionando um grande acesso aos softwares padrão da indústria, incluindo total compatibilidade com os pacotes de softwares preparados especificamente para os sistemas da RHEL. Isso lhe dá o mesmo nível de segurança e suporte, por conta dos updates, que outras soluções Linux Enterprise, porém sem custo.
Como o RHEL, CentOS tem suporte de no mínimo 5 anos de atualizações de segurança. Devido estas características empresariais, o CentOS é muito utilizado em ambientes de servidores Linux - em