Movimento Social LGBT
A proposta deste trabalho é para aproximar as pessoas sobre o que seria o movimento LGBT brasileiro, particularmente, buscamos conhecer iniciativas de participação governamental neste cenário social.
Ao lermos materiais informativos de grupos LGBT's para o cumprimento das etapas da pesquisa, verificamos que muitos desses grupos são reconhecidos juridicamente como organizações civis sem fins lucrativos, de utilidade pública ou filantrópica, ou, ainda, como organizações da sociedade civil de interesse público. Porém, no contato direto com os grupos/organizações podemos constatar que muitos se identificam como "ONG" (Organização Não Governamental).
_________________________________________________________
História do Movimento LGBT Brasileiro
O Movimento de Defesa dos Direitos dos Homossexuais surgiu na Europa, nos finais do século passado, tendo como principal bandeira a descriminalização da homossexualidade e o reconhecimento dos direitos civis dos homossexuais. Durante o Nazismo, mais de 300 mil gays foram presos nos campos de concentração, e só depois da Segunda Guerra Mundial que o Movimento Homossexual começa a se estruturar na Europa e Estados Unidos.
28 de Junho de l969 é a data que marca o início do moderno movimento gay mundial, quando no Bar Stonewall, em New York, os homossexuais se rebelaram contra a perseguição policial, travando uma batalha de dias seguidos comemorando a partir de então, todo 28 de Junho como o "Dia Internacional do Orgulho Gay e Lésbico". Existem filmes que contam esta nossa História. No Brasil, em 1978 é fundado o jornal O Lampião, o principal veículo de comunicação da comunidade homossexual, e em Março de l979, surge em São Paulo nosso primeiro grupo de homossexuais organizados: o Somos, surgindo a seguir o Somos/RJ, o Grupo Gay da Bahia, o Dialogay de Sergipe, o Atobá e Triângulo Rosa no Rio de Janeiro, o Grupo Lésbico-Feminista de São Paulo, Dignidade de Curitiba, o Grupo Gay do Amazonas, o Grupo