Movimentos Sociais - LGBT
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................5
3. CONCLUSÃO..........................................................................................................9
4. REFERÊNCIAS......................................................................................................10
5. ANEXOS................................................................................................................11
6. SLIDES IMPRESSOS............................................................................................14
1. INTRODUÇÃO –
A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural. Tais movimentos, quando se referiam ao espaço urbano possuíam um leque amplo de temáticas como por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.
Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.
Neste trabalho vamos ver de forma mais aprofundada o movimento LGBT,que tem como a atual missão promover a cidadania e defender os direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma democracia sem quaisquer formas de discriminação, afirmando a livre orientação sexual e identidades de gênero.Veremos mais sobre, ao longo do trabalho.
2. DESENVOLVIMENTO –
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays,