PARA ALÉM DO ARCO-ÍRIS: reflexões sobre identidades e Movimentos Sociais LGBTs.
As praticas sexuais há muito vem sendo fonte de estudos científicos e especulações morais, principalmente as relações afetivo-sexuais entre pessoas do mesmo sexo – além de travestis, transexuais e transgêneros - que mesmo sendo uma pratica registrada por muitos historiadores como algo existente desde as sociedades primitivas, foi compreendida em diferentes momentos como anormal e condenável. Foi preciso muitos séculos e muitas lutas sociais para que o sujeito praticante de uma sexualidade divergente da heteronormativa conquistasse alguns direitos.
Sendo assim, iniciamos nossa discussão pela história de construção do conceito de homossexualidade até a formação inicial dos Movimentos Sociais LGBTs, observando as dimensões que perpassam a construção dos MS LGBTs assim como suas interconexões, que contribuem para a constituição dos processos de subjetivação do movimento. Além de caminhar dentre alguns conceitos de identidade, pretende-se ressaltar algumas implicações dessas formações identitárias para tais movimentos enquanto agenciamentos coletivos de resistência. Este ensaio pretende apresentar algumas reflexões sobre a categoria identidade e suas inferências que a mesma possui no processo de constituição dos Movimentos Sociais LGBTs.
O conceito de homossexualidade foi se construindo ao longo dos tempos tendo como base vários fatores, científicos, médicos, jurídicos e religiosos o que contribui para o surgimento de diversas explicações que envolviam uma relação de poder-saber sobre as verdades constituídas em torno dos sexos e das sexualidades, garantindo não apenas interdições e proibições, mas também a ampliação e dispersão dos discursos sobre sexualidades (FOUCAULT, 2009).
Em um primeiro momento destaca-se uma grande mudança que ocorre ao passo em que nossas sociedades transformam suas bases de organização social - passando de uma sociedade de base matriarcal para uma de base patriarcal e falocêntrica – e econômica – de um sistema econômico