Cadeia de suprimentos
Introdução
Este estudo tem como meta explorar o entendimento de como uma boa administração da cadeia de suprimentos irá levar a organização a exceder nos serviços e produtos a serem oferecidos aos seus clientes. Independentemente de segmento, para grande maioria das organizações, nos últimos anos, o mercado tem apresentado mudanças dramáticas afetando diretamente a maneira de se fazer negócios. Para obter êxito, mais do que nunca as empresas precisam adaptar a forma de realizar seus negócios a este ambiente extremamente dinâmico e mutável. Soluções, incluindo produtos e serviços, devem ser entregues de maneira a produzir um nível de satisfação superior. Mudanças fundamentais na Cadeia de Suprimentos têm ocorrido para suportar o crescimento e a reinvenção dessas organizações, para que as mesmas se tornem melhores, diferenciadas e mais competitivas no ambiente em que atuam.
Atualmente, as organizações empresariais enfrentam cada vez mais desafios importantes – desde aspectos estratégicos até condições operacionais que mobilizam e afetam o ecossistema, produzindo ações e conflitos na organização, nos colaboradores e clientes, no âmbito de mercado e seus concorrentes. Esses desafios envolvem ainda a resolução de interesse e conflitos com acionistas, os padrões de qualidade de vida dos funcionários, o foco no futuro sem perder o contato com o presente e a preocupação cada vez mais presente relacionada à preocupação com o meio, com o ecossistema e com a sociedade.
As empresas necessitam estar cada vez mais voltadas para os clientes, se basearem em conhecimento e em informação, investindo fortemente em processos colaborativos gerando soluções próprias ou em conjunto com outras organizações. Ainda que o conceito de colaboração seja vastamente difundido no mundo empresarial, a desconfiança no relacionamento continua sendo grande. Os grandes acabam sempre pressionando os pequenos, cujos lucros ficam cada vez mais reduzidos.
As mudanças