Movimento segundo Aristóteles
Segundo Aristóteles todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou seja, intelectos divinos que os guiavam ao longo das suas viagens, sendo portanto estes responsáveis pelo movimento do mesmo.
Existiria, então, uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento, que seria, no entanto, imóvel. Todos os corpos deslocar-se-iam em função do amor, o qual nas últimas palavras do Paraíso de Dante, movia o Sol e as primeiras estrelas. Aristóteles nunca relacionou o movimento dos corpos no Universo com o movimento dos corpos da Terra.
Apesar de não estar correto, Aristóteles foi importante por ser um pioneiro no campo da Física.
Movimento segundo Galileu:
Foi este italiano quem estudou primeiro, e com rigor, os movimentos na Terra. As suas experiências permitiram chegar a algumas leis da Física que ainda hoje são aceitas. Galileu procedeu a várias experiências, como deixar cair corpos de vários volumes e massas, estudando os respetivos movimentos. Essas experiências permitiram-lhe chegar a conclusões acerca do movimento em queda livre e ao longo de um plano inclinado. Fez o estudo do movimento do pêndulo, segundo o qual concluiu que independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Através desta conclusão construiu o relógio de pêndulo, o mais preciso da sua época.
Movimento segundo Isaac Newton: Foi Isaac Newton que, com base nos estudos de Galileu, desenvolveu os principais estudos acerca do movimento, traçou leis gerais, que estão aceites hoje em dia. As leis gerais do movimento, enunciadas por Newton são:
---> Lei Da Gravitação Universal
---> 1ª Lei de Newton
---> 2ª Lei de Newton
--->3ª Lei de Newton