Aristóteles
Roberta O. Lidio
Prof.
Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM
Administração - Marketing (MKT 12)
28/09/2012
RESUMO
Na compreensão de Aristóteles, para entendermos o ser enquanto ser e o movimento de vir a ser, é necessário entender as causas que originam cada um destes. Em sua obra Metafísica, Aristóteles retoma as teorias dos primeiros filósofos, já haviam utilizado a ideia de causa para explicarem, racionalmente, a origem dos seres e dos fenômenos que lhes eram apresentados e a partir destes, expõe sua teoria sobre o ser, o movimento e as causas, denominadas por ele como material, formal, eficiente e final. Tais causas, segundo o filósofo de Estagira, estão presentes nos seres pela matéria da qual são constituídos, pela essência que lhes são próprias, pela força que gerou o movimento de transformação e a finalidade ou em vista do que foi realizado algo.
Palavras-chave: Filosofia; Metafísica; Ser; Causa.
1 INTRODUÇÃO
Aristóteles nasceu em Estagira, península macedônica da Calcídica, no ano 384 antes de Cristo, mas passou a maior parte da vida em Atenas, centro intelectual e artístico da Grécia, primeiramente como discípulo de Platão e depois, como mestre na escola por ele fundada. Neste tempo, conseguiu reunir documentos de toda a espécie, formar uma das primeiras grandes coleções de livros e registrar seu pensamento em livros. (BOUTROUX, 2002).
O número, a vastidão de temas e a complexidade das obras, fazem de Aristóteles um dos mais criativos pensadores de todos os tempos e “diante de tamanha construção intelectual, só se pode ficar assombrado. A raça humana não viria a produzir um pensador do calibre de Aristóteles nos dois mil seguintes” (MAGGE, 1999, p. 34), Suas investigações deram origem a diversas áreas do conhecimento, tal como a biologia, a zoologia, a física, a história natural, a poética, a psicologia, a ética, a teoria política, a estética e a metafísica. (MAGGE, 1999).
Seus escritos nesta última área,