Movimento segundo aristóteles, galileu e newton
Carlos Reis, nº4
João Agnelo, nº10
João Marques, nº11
Mónica Wolters, nº21
11º1E
2011/2012 |
Índice
Introdução 3 Movimento 4 Aristóteles 5 Galileu Galilei 7 Isaac Newton 10 A Primeira Lei De Newton – Lei de Inércia 10 A Segunda Lei de Newton – Lei Fundamental da Dinâmica 11 A Terceira Lei de Newton – Par Ação-Reação 11 Lei da Gravitação Universal 11 Conclusão 13 Bibliografia 14
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Físico-Química pela professora Noémia Velez com o objectivo de aprofundarmos o nosso conhecimento relativamente ao contributo de Aristóteles, Galileu Galilei e Isaac Newton no estudo da Física.
Apesar da grande diferença temporal que os separa, estes cientistas dedicaram-se, entre outras coisas, ao estudo do movimento dos corpos terrestres e dos astros, questionando-se sobre as suas causas.
Movimento
O movimento é a variação de posição espacial de um corpo ao longo do tempo. A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Velocidade | Aceleração | v=∆x∆t | a=∆v∆t |
O movimento é muito frequente no nosso dia-a-dia. Conseguimos observar constantemente diversas formas de movimento: um carro a percorrer as ruas da cidade, um ciclista a andar de bicicleta, uma folha a cair de uma árvore. Um carro e um avião são movidos por um motor; o pedalar do ciclista faz a sua bicicleta andar; a força de gravidade obriga a folha a cair. Portanto, o movimento é um fenómeno que deveríamos conseguir explicar facilmente. Há mais de dois milénios atrás, principalmente na Grécia Antiga, os filósofos/cientistas já se preocupavam com a explicação do movimento e apesar de naquela época não haver automóveis ou aviões, já se sabia que para haver movimento era necessário algum tipo de força.
Do